Ser avó é viver um amor que a gente nem sabia que existia. Dizem que é ser mãe duas vezes, mas, na verdade, é muito mais doce. É amar sem o peso da responsabilidade de educar a todo custo, é amar com a liberdade de apenas curtir.
Quando olhamos para aqueles rostinhos, o coração transborda. Mas será que estamos transformando todo esse sentimento em palavras?
Muitas de nós fomos criadas em uma época diferente. Nossos pais demonstravam amor colocando comida na mesa, costurando nossas roupas e cuidando da casa. O “eu te amo” falado era raro, quase um luxo.
Mas os tempos mudaram, e hoje eu quero te lembrar do poder imenso que a sua voz tem na vida dos seus netos.
Quebrando o silêncio das gerações passadas
Talvez você tenha crescido sem ouvir essas três palavrinhas mágicas dos seus pais. E, por causa disso, pode ser que sinta uma certa timidez ou “vergonha” de se expressar assim.
Mas a beleza da vida é que podemos fazer diferente. Você tem a chance de inaugurar um novo tempo na sua família.
Não deixe que a timidez prenda o seu afeto. Seus netos precisam ouvir, alto e bom som, o quanto são preciosos para você.
Quando uma avó diz “eu te amo”, ela não está apenas expressando um sentimento; ela está plantando uma semente de segurança emocional que vai crescer com eles para sempre.
Uma armadura contra o mundo
O mundo lá fora pode ser duro. As crianças e adolescentes de hoje enfrentam pressões que nós nem imaginávamos na nossa época: redes sociais, bullying, ansiedade e comparações constantes.
Nesse cenário, o amor da avó funciona como um escudo.
Quando seu neto sabe que é amado incondicionalmente por você, ele se sente mais forte. Ele sabe que, não importa o que aconteça na escola ou na vida, existe um “porto seguro” para onde voltar.
Saber-se amado constrói a autoestima. Uma criança que ouve “eu te amo” da vó cresce sabendo que tem valor, que é importante e que merece ser tratada com respeito.
Até os adolescentes precisam ouvir (mesmo que disfarcem)
Ah, a adolescência! Aquela fase em que eles ficam mais calados, fecham a porta do quarto e às vezes parecem não ligar para a nossa presença.
Não se engane, minha querida. É nessa fase que eles mais precisam do seu amor.
Mesmo que ele revire os olhos ou resmungue um “tá bom, vó”, o coração dele está ouvindo. O adolescente muitas vezes se sente incompreendido pelos pais, e a avó se torna a confidente, a cúmplice.
Não economize no carinho só porque eles cresceram. Um “eu te amo” enviado por mensagem no WhatsApp ou dito na despedida do domingo faz toda a diferença.
Criando memórias eternas
Nós sabemos que não estaremos aqui para sempre. Mas a nossa voz e o nosso amor podem ser eternos na memória deles.
Imagine que, daqui a 30 ou 40 anos, seu neto vai fechar os olhos e se lembrar de você. Qual é a frase que você quer que ecoe na lembrança dele?
Eu tenho certeza que você quer que ele lembre do seu abraço apertado e da sua voz doce dizendo o quanto o amava.
Essas palavras ficam gravadas na alma. Elas serão o conforto dele nos dias difíceis, mesmo quando você já tiver partido para junto de Deus.
Não deixe para depois
O tempo é um sopro. Não espere uma data especial, um aniversário ou o Natal para declarar o seu afeto. O momento perfeito é o agora.
Se eles estiverem longe, pegue o telefone agora mesmo. Mande um áudio. Faça uma chamada de vídeo. Se estiverem perto, dê aquele abraço que só avó sabe dar e diga olhando nos olhos.
O amor que não é falado muitas vezes não é sentido.
Transborde. Exagere no afeto. Nunca ninguém reclamou de ter sido amado demais por uma avó.
Que Deus abençoe seus netos e proteja a sua família com muito amor e união.
Foto de Ekaterina Shakharova na Unsplash